Gestão de mudança para o eSocial: talk show gratuito, dia 29, no CRCPR
O eSocial é a sigla para o Sistema de Escrituração Fiscal Digital das Obrigações Fiscais Previdenciárias e Trabalhistas e faz parte do Sistema Público de Escrituração Digital (Sped), lançado em 2007
O eSocial é a sigla para o Sistema de Escrituração Fiscal Digital das Obrigações Fiscais Previdenciárias e Trabalhistas e faz parte do Sistema Público de Escrituração Digital (Sped), lançado em 2007. O sistema, a partir de 2015, vai mudar a forma como todas as empresas do Brasil lidam com as obrigações fiscais, tributárias, previdenciárias e trabalhistas. Um bate-papo com especialistas vai debater o tema dia 29 de outubro, no horário das 19h às 21h30, no auditório do CRCPR. Participação gratuita. É uma oportunidade para conhecer os desafios, consequências e desdobramentos nesta cultura e ainda para esclarecer dúvidas. O e-social vai unificar o envio dos dados sobre trabalhadores para o governo federal e permitir que as empresas prestem as informações uma única vez, simplificando e eliminando burocracias. A transmissão será por meio eletrônico, evitando papelada. Nove obrigações feitas mensalmente e anualmente pelas empresas para diversos órgãos (como o Caged, a Rais, a Dirf e a Gfip) serão substituídas por um único envio, diretamente para o sistema.
Não ocorrerá impacto somente sobre o sistema tecnológico operacional do RH, mas também nos processos internos e na cultura da organização. A implantação do eSocial requer um conjunto grande de atividades trabalhosas, desde a revisão do cadastro dos colaboradores, a revisão dos cargos e funções, treinamentos obrigatórios, jornada de trabalho, concessão de benefícios, procedimentos e políticas de RH.
O eSocial vai interferir fortemente na cultura das empresas de todos os portes e segmentos. Pensando nisso, a Associação Brasileira de Recursos Humanos - ABRH, com apoio do CRCPR, convidou experientes especialistas de diferentes áreas para um tal show sobre o tema.
Clique aqui para fazer a sua inscrição.